Reflexões
O torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção e acabamento em peças. Para isso, utiliza-se placas para fixação da peça a ser trabalhada. Essas placas podem ser de três castanhas, se a peça for cilíndrica, ou quatro castanhas se o perfil da peça for rectangular.
Torneamento
Torneamento é o processo metalúrgico em que uma peça é fixada a uma placa, onde esta sofrendo rotação controlada, permite que este material sofra um corte adequado ás características desta peça. Actualmente o torneamento possui muitas variantes em torno de sua esfecifidade e materiais utilizados. Associado ao avanço tecnológico as operações de torneamento são cada vez mais complexas podendo agregar no mesmo equipamento de processos de fresamento, soldagem, laser, entre outros.
Rectificação
A rectificação é uma das operações de acabamento por abrasão em que a quantidade de material removida é diminuta. O objectivo básico é "acabar" as superfícies metálicas maquinadas, ou seja, dar-lhes o aspecto superficial e as dimensões definitivas, dentro de tolerâncias especificadas, que não podem ser obtidas normalmente pelos processos usuais de maquinagem
Fresadora Universal
É a máquina mais versátil, chamada assim porque permite que sejam efetuados diversos tipos de trabalhos diferentes. Essa versatilidade deve-se a seus acessórios especiais: cabeçote universal, eixo porta-fresas, cabeçote divisor e contraponto, mesa circular, aparelho contornador e mesa inclinável. A peça pode ser deslocada em qualquer eixo, x, y e z, e ainda pode sofrer rotações nos sentidos horários e anti-horário simultaneamente aos movimentos tridimensionais. Este poder de mobilidade confere à peça qualquer formato que se desejar.
FRESAMENTO Conceito Consiste numa operação de usinagem em que o metal é removido por uma ferramenta giratória – denominada fresa – de múltiplos gumes cortantes. Cada gume remove uma pequena quantidade