Henri Wallon
PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
EDUCAÇÃO: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
Henri Wallon
São Paulo
2012
Henri Wallon, nasceu na França em 15 de junho de 1879 e veio falecer no ano de 1962. Estudou filosofia, medicina e psicologia, atuou também como político. Em 1909, publicou seu primeiro trabalho, Delírio de perseguição, O Delírio Crônico na base da interpretação.
Foi educador em Paris e responsável por várias conferências sobre a psicologia da criança. Nomeado diretor de estudos da Escola Prática de Estudos Avançados. Atuou como médico tratando os feridos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Dedicou-se à psicopatologia. Em 1914, registrou 214 minuciosas observações de crianças de 02 à 15 anos, estudo que deu origem à tese de doutorado, sendo depois transformada em livro L’Enfant Turbulent (1925).
Wallon foi contemporâneo também da Segunda Guerra Mundial, dando sua participação no movimento de resistência contra invasores nazistas (1939-1945), período em que foi perseguido, tendo que viver na clandestinidade , foi um destacado ativista marxista.
Dedicou-se à educação através de seus estudos e também como Secretário da Educação. Foi nomeado presidente da Comissão de Reforma Educacional. Junto com o físico Langevin e outros educadores, organizou uma completa reforma no sistema educacional francês que recebeu o nome de Projeto Langevin Wallon.
Sua teoria facilita a compreensão do indivíduo em sua totalidade, tanto em relação ao aspecto cognitivo, como motor e afetivo. Reconhece a importância do fator orgânico para o desenvolvimento do pensamento, porém ressalta também a importância da influência do meio.
Wallon dedicou-se a estudar o desenvolvimento da criança, explorando as origens biológicas da consciência. Isso se ocorreu por meio das análises de suas observações, tendo em foco as semelhanças e diferenças do desenvolvimento com crianças normais e