Henri Wallon
Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em 15 de junho de 1879, em Paris, filho de Paul Alexandre Joseph. Foi filósofo, médico, psicólogo e político francês, e marxista convicto. Foi neto do político francês Henri-Alexandre Wallon.
Henri Wallon ,contribuiu muito pela educação , foi um teórico que repensou o ser “criança”,investigando todas as suas etapas de desenvolvimento dentro do contexto social. Wallon alerta para o fato de que existindo o conflito eu-outro na construção da personalidade , onde , por vezes , surge hostilidade da criança em relação ao professor – tanto pela falta de êxido da criança , pela severidade do professor por motivos familiares , afetivos , o professor não pode receber essas atitudes como afrontas pessoais. Henri Wallon estabelece a afetividade na vida de uma criança afirmando que: “ajudar as crianças a desenvolver a sua autoestima é a chave de uma aprendizagem bem sucedida”.
O relacionamento entre professores e alunos serão muito mais frutíferos e de satisfação. Wallon foi um estudioso que se dedicou ao entendimento do psiquismo humano, seus mecanismos e relações mútuas, a partir de uma perspectiva genética. Além disso, Wallon participou ativamente de debates em torno do tema Educação, contribuindo com críticas à educação tradicional. Dessa forma, podemos encontrar em sua obra interessantes posições, apesar de esse autor não ter proposto um método pedagógico. Henri Wallon acreditava que só o conhecimento da gênese dos aspectos que constituem o psiquismo permite uma compreensão e explicação mais objetivas de seus mecanismos e relações mútuas, evitando o equívoco de tomar a conduta do adulto por uma simplicidade essencial e primitiva. referencia bibliográfica : http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Paul_Hyacinthe_Wallon
http://professorasdeprimeira-ifrs.blogspot.com.br/2012/01/blog-post_5543.html