Henri Wallon
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
LAURO DE FREITAS
2006
Luciene Lopes
HENRI WALLON
TEORIA DA AFETIVIDADE E EMOÇÕES
Atividade solicitada pela disciplina: Psicologia da Educação II do curso de Pedagogia 2º semestre, Faculda- de UNIME, ministrada pela docen- te: Isa Amélia.
LAURO DE FREITAS
2006
HENRI WALLON
BOIGRAFIA
Henri Wallon nasceu em Paris, França em 1879. Graduou-se em: Medicina, Psicologia e Filosofia. Em 1925 criou um laboratório de Biologia da criança. Quatro anos mais tarde, tornou-se professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo francês de Educação Nova. Em 1947 propôs mudanças estruturais no sistema educacional francês. Coordenou o Projeto de Reforma do Ensino,conhecido como Langevi-Wallon: conjunto de propostas equivalentes à nossa Lei de Diretrizes e Bases. Em 1948 lançou a revista Enfance, que servia de plataforma para novas idéias no mundo da educação.
Wallon foi o primeiro a levar em consideração, não só o corpo da criança, mas também suas emoções, para dentro da sala de aula. Ele baseou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Militante apaixonado (tanto na política, quanto na educação), dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir, ou seja, “a própria negação do ensino”.
TEORIA PEDAGÓGICA
Wallon diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, as convicções numa época em que a memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento, considerando a pessoa como num todo, vendo que elementos como afetividades, emoções, movimento e espaço físico, se encontram num mesmo plano colocando o desenvolvimento