Destilação simples e fracionada -quimica orgânica experimental
DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA
Relatório referente ao experimento 1 do dia 8 de Novembro de 2012
Curitiba
2012
3. RESULTADOS Os nossos resultados, equipe 2 , obtidos pela prática Destilação simples (1a) foram coerentes com resultados da literatura. Ocorreu um aumento da temperatura ,indicando a ebulição dos componentes da mistura, em função do tempo (no gráfico demonstrado o volume, em ml). A prática consistia em montar o destilador e logo após destilar a mistura, composta de Diclorometano (CH2Cl2) e Etanol (C2H5OH). O gráfico ,em anexo, relacionado à Destilação Simples, nos indicou que o composto é realmente uma mistura, porque ocorreu um aumento contínuo na temperatura, mas que não diferenciou o ponto de ebulição de cada componente na mistura. A comparação dos dois gráficos deixa claro que a Destilação fracionada indica com mais precisão o ponto de ebulição dos dois componentes. Demonstrando o primeiro ponto de ebulição, onde a temperatura próxima a 35ºC do diclorometano , valor tabelado indica 40ºC (RUSSEL, 2008) ,o elemento menos polar, destilou. Seguindo por uma elevação muito rápida até a destilação do Etanol, próximo a 76ºC , tabela indica 78ºC (RUSSEL, 2008) , onde observamos graficamente dois patamares da Destilação Fracionada.
Como demonstrado na tabela a seguir, a relação do volume (mL), com a temperatura em cada Destilação realizada pela Bancada, equipes 1 e 2.
4. RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS
1) A Destilação é uma técnica frequentemente usada para separar e purificar um componente líquido de uma mistura. De forma mais simples envolve aquecimento de uma mistura líquida até o ponto de ebulição em que o líquido se converte a vapor. Os vapores, ricos no componente mais volátil, são, então, condensados em um recipiente separado. Quando as pressões de vapor (ou pontos de ebulição) são suficientemente diferentes, os líquidos podem ser separados por destilação.
2) A