Organica
ENGENHARIA QUÍMICA – EQ4N
EMANUELLE GASTALDI FRANÇA
GABRIELLY SANDRINE DE OLIVEIRA
JOICE TOZETTI SANTOS
MARCIELLI RONCETTI VIEIRA
TUANE DIAS ANACLETO
Prática n° 3 (23/08/2010):
DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA
Disciplina: Química Orgânica Experimental
Professor: Luciana Brunhara Biazati
VILA VELHA
SETEMBRO – 2010
EMANUELLY GASTALDI
GABRIELLY SANDRINI
JOICE TOZETTI SANTOS
MARCIELLI RONCETTI VIEIRA
TUANE DIAS ANACLETO
DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Química apresentado ao Centro Universitário Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina laboratório de química orgânica sob orientação da Professora Luciana Brunhara Biazati.
VILA VELHA SETEMBRO – 2010
1 INTRODUÇÃO
Destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos. Os tipos mais comuns de destilação são: destilação simples, destilação fracionada, destilação a vácuo e destilação a vapor. Neste relatório serão apresentadas as técnicas de destilação simples e fracionada.
A destilação simples é uma técnica usada na separação de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não é uma forma muito eficiente para separar líquidos com diferença de pontos de ebulição próximos.
Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo comportamento é observado com misturas contendo um líquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza. No caso de misturas líquidas homogêneas (soluções ideais), a pressão total do vapor, a uma determinada temperatura, é igual à soma das pressões parciais de todos os componentes.
A pressão de cada componente é dada pela Lei de Raoult, onde Pa é a pressão do componente A puro e Xa é a fração