Química
Campus Campo Mourão
Curso Superior de Química
Professora: Drª Daniela Aline Barancelli
PRÁTICA 2: DESTILAÇÃO SIMPLES
Acadêmicos:
Bruna Daniely Bassetti
Karla Karine Beltrame
Eliza Brito Freiberger
CAMPO MOURÃO, 2013
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO 3
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
3 PARTE EXPERIMENTAL 7
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 7
5 CONCLUSÃO 8
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
ANEXOS........................................................................................................9
1. INTRODUÇÃO
A Química é a parte da ciência que estuda as propriedades das substâncias. Mas, para que estas propriedades sejam características de cada substância, ela deve estar no seu estado de pureza. Isto é, somente ela. Portanto, a mesma deve ser separada da mistura.
A separação dos componentes de uma mistura homogênea (solução), portanto, de um sistema monofásico necessita de métodos físicos mais energéticos, tais como: destilação simples, destilação fracionada entre outros.
Destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos.
O ponto de ebulição é a temperatura em que o vapor e o líquido estão em equilíbrio a uma dada pressão. O ponto de ebulição das misturas varia dentro de um intervalo de temperatura que depende da natureza e das proporções dos seus constituintes.
O aumento de calor de um líquido em ebulição não produzirá elevação do seu ponto de ebulição, pois o calor absorvido é todo consumido em formas de bolhas de vapor, o que resulta num aumento da velocidade da destilação.
Em geral o destilado é uma substância pura. Contudo, existem certos compostos que em determinados proporções adquirem propriedades de uma substância pura e destilam juntas. Estas misturas, na