Destilação Fracionada
INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA
DESTILAÇÃO FRACIONADA
Luiza Queiroz Tavares1 E Wilton César Araujo Silva2
1,2 - Faculdade de Farmácia da UFF, R. Dr. Mário Viana, 523, Santa Rosa, Niterói - RJ, 24241-001.
Disciplina: Química Orgânica Experimental V.
Professor: Gilberto Alves Romeiro.
(gilbertoromeiro@ig.com.br)
Correspondência:
1 – Luizaqt@hotmail.com
2 – Wiltoncesar@id.uff.br
DESTILAÇÃO FRACIONADA
1. Introdução:
A destilação fracionada sob pressão ambiente é utilizada para separar compostos missíveis entre si, e que possuam pontos de ebulição com diferença menor que 80°C.
Isso é possível graças à junção de uma coluna de fracionamento (coluna de vigreux) junto ao equipamento de destilação, esta coluna dificulta a subida do vapor fazendo com que o composto com ponto de ebulição maior forme um condensado e este retorne para o balão de destilação antes de atingir o condensador. Logo, somente o vapor com mais energia consegue atingir o resfriamento e retornar a seu estado liquido.
Assim se consegue obter a separação desses líquidos, miscíveis, pois com a maioria do primeiro composto já destilado a uma temperatura constante o segundo só será destilado quando alcançar a energia suficiente para ultrapassar a barreira da coluna de Vigreux, ou seja, quando sua temperatura se elevar até seu ponto de ebulição constante.Nesse procedimento foi comparada as constantes Físicas doscompostos da mistura utilizada e foram apontadas os seguintes valores para o HEXANO P.E = 69 °C, d = 0,66 g/cm³, P.M = 86,7g mol e para o TOLUENO com P.E = 110,8 °C, d = 0,87 g/cm³, P.M = 92,13 g mol, subtraindo suastemperaturas se obteve uma diferença de 41,8°C. demostrando que seránecessario o uso de uma destilação fracionada para separação dessa mistura.
2. Materiais:
Foram utilizados 100mL de uma mistura de metil benzeno e acetona; 2 Bécher; Regulador de temperatura; Mangueira para saída e entrada de água; Tubo de destilação simples;