DESTILAÇÃO FRACIONADA
Curso: Engenharia mecânica
Disciplina: Química experimental
Professor: Alexandre Gonçalves Dal Bó
DESTILAÇÃO FRACIONADA
Acadêmico: Marcelo Mezzari
HELDER DE SOUZA GONÇALVES TIAGO CARDOSO DO NACIMENTO
15 de maio de 2013.
I- OBJETIVOS
O objetivo desta experiência é extrair álcool (o mais concentrado possível), a partir do vinho, usando o processo de destilação fracionada.
II – introdução teórica.
Destilação Fracionada
A destilação é a separação de uma mistura líquida nos seus componentes por meio de fervura seguida da condensação do vapor. Os vários componentes condensam a diferentes temperaturas, o que permite que sejam separados uns dos outros. Existem vários tipos de destilação, como a fracionada, a simples, etc.
Destilação fracionada é usada na separação de misturas homogêneas quando os componentes da mistura são líquidos. Ela é baseada nos diferentes pontos de ebulição dos componentes da mistura. A técnica e a aparelhagem utilizada na destilação fracionada é a mesma utilizada na destilação simples, apenas deve ser colocado um termômetro no balão de destilação, para que se possa saber o término da destilação do líquido de menor ponto de ebulição. O mesmo ocorrerá quando a temperatura voltar a se elevar rapidamente. A destilação fracionada é utilizada na separação dos componentes do petróleo, por exemplo, assim como, o álcool pode extrair-se do vinho por destilação (álcool vínico ou espírito do vinho) ou de qualquer substância fermentada. Há outros alcoóis que se extraem da aguardente do bagaço (álcool propílico) ou da beterraba (álcool butílico). O álcool é recolhido no Erlenmeyer e ao final restará no balão de fundo redondo. O liquido purificado que é recolhido no processo de destilação recebe o nome de destilado. A destilação fracionada também é utilizada na separação dos componentes de uma mistura gasosa.