henri wallon
henri wallon
Telêmaco Borba - PR
2013
elizete Antunes Nunes
henri wallon
Trabalho apresentado à disciplina História da Educação Geral I do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Telêmaco Borba, como requisito parcial aprovação da disciplina.
Profª Drª: Ione
Telêmaco Borba - PR
2013
HENRI WALLON
Henri Wallon nasceu em Paris a 15 de junho de 1879 e faleceu em dezembro de 1962. Foi médico, psicólogo e educador. Sua biografia apresenta o perfil de um homem que buscou integrar a atividade científica à ação social. Presidiu a Escola-Nova durante anos e realizou pesquisas numa tentativa de integrar a área psicológica à neurológica, acrescentando o aspecto social, desenvolvendo uma verdadeira interdisciplinaridade no estudo do comportamento.
SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇAO:
Sua teoria pedagógica que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que as memórias erudição eram máximas em termos de construção do conhecimento. Foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo, a afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu como pessoa. Dizia também que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir, ou seja, a própria negação do ensino. A motricidade, portanto, tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação. Engloba e um movimento dialético a afetividade e os níveis biológicos e sócios culturais e também traz contribuições para o processo ensino-aprendizagem. Tendo também um estreito contato com a psicologia como com a educação aponta para relação bidirecional entre essa disciplina, antecipando as novas perspectivas de psicologia da educação. Teorias wallorianas trazem grandes