Henri wallon
Henri Wallon
Curitiba
2012
Faculdades Integradas Santa Cruz – Inove
Josane França
Patricia Schneider
Sarah Moreira
Thaisa Matos
Valdirene Amaral
Henri Wallon
Trabalho elaborado pelas alunas do 1° semestre do Curso de Pedagogia, Da turma 1SB, por solicitação da Prof.ª Ajauna da Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento.
Curitiba
2012
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar sobre a vida e obra de Henri Wallon.
Iremos focar principalmente na sua Teoria de desenvolvimento e sua psicologia.
Veremos também que Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.
Junto a este estudaremos os cinco estágios de desenvolvimento em fases, que tem como predominância afetiva e cognitiva.
Observaremos seus métodos e pensamentos pedagógicos que contribuíram para a pedagogia, com relação na educação por inteiro.
Ao decorrer do trabalho trabalharemos sobre a importância significativa de seu trabalho para a pedagogia.
BIOGRAFIA
Nasceu na França, em 1879. Antes de chegar à Psicologia, passou pela Filosofia e Medicina, e, ao longo de sua carreira, foi cada vez mais explícita a aproximação com a Educação.
Em 1902, com 23 anos, formou-se em Filosofia pela Escola Normal Superior. Cursou também Medicina, formando-se em 1908.
Viveu num período marcado por instabilidade social e turbulência política. As duas guerras mundiais (1914-1918 e 1939-1945), o avanço do fascismo no período entre guerras, as revoluções socialistas e as guerras para libertação das colônias na África atingiram boa parte da Europa e, em especial, a França.
Em 1914, atuou como médico do exército francês, permanecendo vários meses no front de combate. O contato com lesões cerebrais de ex-combatentes fez om que revisse