Henri Wallon Nasceu Em Paris
Henri Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Graduou-se em medicina e psicologia. Fez também filosofia. Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Quatro anos mais tarde, tornou-se professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova - instituição que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946 até morrer, também em Paris, em 1962. Ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças. Em 1947, propôs mudanças estruturais no sistema educacional francês. Coordenou o projeto Reforma do Ensino, conhecido como Langevin-Wallon - conjunto de propostas equivalente à nossa Lei de Diretrizes e Bases.Em 1948, lançou a revista Enfance, que serviria de plataforma de novas idéias no mundo da educação.
Wallon foi um estudioso que se dedicou ao psiquismo humano na perspectiva genética, ou seja, ele defende a gênese da pessoa, na qual justifica o seu interesse pela evolução psicológica da criança.Com sua larga experiência no campo da psicologia sempre esteve preocupado em desenvolver prática,para assegurar um ensino de qualidade. Desenvolvendo assim em seu laboratório métodos de observação e exames de crianças. Pois é preciso estudar as crianças porque seu conhecimento exige a colaboração e define condições e exigências.
Wallon, seguiu atentamente a realização de seus números, pois ele considerava que o desenvolvimento do lazer é de grande importância para a socialização da criança e para organizar a personalidade. O desenvolvimento humano é marcado por avanços,uma vez que desperta nosso entendimento para a singularidade do processo do desenvolvimento. Isso contribui para desconstruir critérios tradicionais e reconhecer, por exemplo, que conflitos e contradições são características constitutivas da