Hemeneutica
* Palavra hermenêutica - do grego: falar, dizer, proclamar, explicar, interpretar, traduzir (levar à compreensão por meio de palavras)
* Base Filosófica da Hermenêutica Bíblica
- Tarefa básica da hermenêutica: "Captar o nexo formal conceito-palavra" Na hermenêutica bíblica o conceito não é dado pela pessoa que escreveu, mas pela pessoa divina. A palavra não esgota o pensamento, porém, ela representa-o da melhor forma possível.
- Regra básica da hermenêutica bíblica: "Detectar a verdade da mente do hagiógrafo, através do modo como se exprimiu, a intencionalidade que as expressões usadas, bem como o contexto geral, patenteiam."
- Hermenêutica e crítica bíblica: Crítica literária, textual e histórica. "A crítica bíblica é um pressuposto para a interpretação teológica".
- Hermenêutica judaica Midrash: existe o fato histórico, mas ele é romanceado, embelezado. Targum: cria um fato para transmitir um ensinamento.
- Hermenêutica dos Padres da Igreja. Momentos: 1- Interpretar o Antigo Testamento à luz do Novo Testamento. 2- Traduzir as categorias hebraicas para o modo de pensar grego.
- Hermenêutica bíblica medieval. 4 sentidos: 1- Literal (histórico); 2- Alegórico (cristológico); 3- Antropológico (moral); 4- Anagógico (escatológico).
- Hermenêutica na reforma protestante. A reforma protestante foi uma grande reforma hermenêutica. "O princípio da Escritura deve substituir o princípio da tradição" (Lutero) "Scriptura sui ipsius interpres" - A Escritura é intérprete de si mesma. "Sola scriptura" - Somente a Escritura.
- Consequências hermenêuticas da reforma protestante: 1- O texto ocupou o lugar central; 2- Desenvolveu-se a filologia; 3- Maior importância à interpretação individual.
Na obra "Introdução à Hermenêutica Filosófica" de Jean Grondin
Pré-compreensão lingüística - Significados básicos da palavra ermeneúein: expressar e interpretar. "Ao