Fayol
EQUIPE: Luyanne Lima e Anderson Lemos
1. Explique a abordagem da Administração Científica.
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor, que se baseia nos estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho do operários. Suas idéias preconizavam a prática da divisão do trabalho. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria da Administração Científica. Taylor via necessidade de aplicar métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. O método desenvolvido procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção.
2. Qual o principal fim da Administração?
Como o nome já diz tem a finalidade de administrar uma empresa, e para administrar uma empresa precisa-se de quatro principios fundamentais que são: Planejamento (responsavel pela definição dos objetivos e concepção dos planos na organização); Organização (que distribui as tarefas e recuros pelos membros da empresa); Direção( responsavél pela articulação da ação dos individuos no contexto organizacional); Controle (eforço sistematico de geração de informaçoes sobre a execução organizacionais de forma a torna-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos.
3. Explique os aspectos da organização racional do trabalho?
Taylor verificou que os operários realizavam e aprendiam as tarefas de trabalho por meio da observação dos companheiros, o método empírico. Isso levava diferentes maneiras e métodos para realizar a mesma tarefa. Através de uma análise científica, os diferentes métodos e instrumentos realizados na produção foram aperfeiçoados da maneira que a produção