fayol
1. Índice
2. Introdução
3. Henri Fayol
4. Teoria Geral da Administração
5. Funções básicas da empresa
6. Importância da Função Administrativa
7. Princípios de gestão e de administração
8. Criticas à teoria clássica
9. Conclusão
10. Bibliografia
Introdução
No âmbito da disciplina de Gestão Empresarial leccionada pelo docente Albertino Santos Duarte escolhemos o tema Teoria Clássica da Administração de Henri Fayol. A escolha do tema teve como base a relevância desta teoria na gestão de uma empresa.
Ao longo do trabalho mostramos os aspectos importantes sobre a teoria da administração de Henry Fayol.
Por uma questão didáctica, o corpo do presente trabalho está dividido em sub temas. A primeira parte consiste numa breve introdução a Henri Fayol e à sua teoria geral da Administração. A segunda parte destaca a importancia da função administrativa, das funções básicas da empresa, dos principios da gestão e de adminstração e das críticas á teoria clássica. No último capítulo consta a Conclusão e a Bibliografia.
Henri Fayol
Jules Henri Fayol foi um engenheiro françês que nasceu em 1941 em Istambul morreu aos 84 anos em Paris, onde passou grande parte da sua vida. Formou-se em Engenharia Civil de Minas e foi administrador de empresas.
Fayol refinou os seus métodos enquanto gestor de topo na Commentry-Fourchambault, uma grande empresa francesa de indústria mineira que, mais tarde, foi absorvida pela Le Creusot-Loire. Em contraste com a abordagem de Frederick Taylor que analisava a organização da loja para cima, Fayol examinou a organização da direcção para baixo. Acreditava na universalidade da gestão, que os seus princípios podiam ser aplicados a todos os tipos de organizações e defendeu um amplo e formal curriculum admnistrativo para treinar pessoas nas