Fayol
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PEDRO HENRIQUE SILVEIRA DA SILVA
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
VITÓRIA
2012
PEDRO HENRIQUE SILVEIRA DA SILVA
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia de pesquisa do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo como pré-requisito de avaliação.
VITÓRIA
2012
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 04 2. O FUNDADOR DA TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 05 3. PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL 07 4. FUNÇÕES UNIVERSAIS DA ADMINISTRAÇÃO 09 5. CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO 10 7. CONCLUSÃO 11 8. REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho irá apresentar parte da Teoria Clássica da Administração, idealizada por Henry Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.
2 O FUNDADOR DA TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Jules Henri Fayol, nascido em Istambul em 29-07-1841, filho de pais franceses. Seu pai, André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaide Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madaleine e Henri Joseph, este sempre hostil as ideias do pai.
Formado em engenharia de Minas em St. Etienne, aos 19 anos, passou a trabalhar em uma empresa de minas, metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu sua carreira de engenheiro administrador e como teórico de gestão. Foi considerado o primeiro pensador da gestão e o pai da ideia da organização estrutural das empresas por funções. Vivendo as consequências da Revolução Industrial, tornou-se Gerente de Minas aos 25 anos.
Fayol, foi um dos teóricos