heineken
A cerveja é a mais antiga bebida alcoólica e mesmo depois de 8 mil anos ela permanece a bebida alcoólica mais popular no mundo. A Heineken, fundada em 1864 por Gerard Adriaan Heineken, se destaca por uma das maiores marcas de cerveja do mundo, pioneira na produção e distribuição de seu produto em todo o mundo. Com mais de 140 fabricas em 70 países, a Heineken se consolidou como sendo uma marca internacional, alcançando a impressionante marca de 200 garrafas abertas a cada segundo.
Com sede na Holanda, sua principal fábrica fica na cidade de Zoeterwoude. Essa megafábrica equivale a 150 campos de futebol, produzindo cerca de 10 milhões de hectolitros de cerveja anualmente. A empresa mantém seu foco em manter a sua qualidade, ser rápida e eficiente na entrega e expandir sempre a sua marca. A fabrica se divide em zona de moagem, zona de decocção, caves, zona de embalagens e distribuição.
Processamento:
Maltagem, o processo de maltagem é realizado em maltarias própias da Heineken e trata se do preparo da cevada em cevada maltada, essa última possui os açucares que serão fermentados. Suas etapas são:
1º Etapa: Molha: Aonde se estimula o crescimento dos grãos de cevada, o processo se dá através do umedecimento dos grãos.
2° Etapa: Forno: A cevada é aquecida em fornos para que ocorra a germinação dos seus grãos. Nesta etapa a temperatura e a umidade são controladas por uma central de comando.
Processo de fabricação: 1° Etapa: Moagem: A cevada maltada passa por uma moagem pra liberar o amido presente nos grãos.
2° Etapa: Decocção: O malte moído é misturado com água quente para liberar os açucares dos cereais. Nesta fase os amidos são transformados em açúcares que serão utilizados na fermentação.
3º Etapa: Filtragem: O mosto ainda líquido proveniente da decocção é levado para os filtros, que separam os açucares dos cereais e outras partículas sólidas.
4º Etapa: Fermentação: O mosto segue então para os tanques de fermentação, onde é