Heineken
CAIO DIAS
DIOGENES MOTA
GUSTAVO VIEIRA
LUIZ FERNANDO GARCIA
PLAYERS - ANÁLISE HEINEKEN
SÃO PAULO
2014
1. Definir players
Os players de mercado que rivalizam diretamente com a Heineken no Brasil são Stella Artois e Budweiser.
2. Definir substitutos
Substitutos aceitáveis para o produto da Heineken (cerveja) podem ser destilados ou até mesmo vinho.
3. Avaliar players através da percepção do consumidor e do contexto
A Heineken destaca-se de seus players concorrentes muito pela tradição da marca não só no resto do mundo mas como também no próprio Brasil. A Stella Artois, por exemplo, está no país desde 2005, enquanto que a Budweiser foi relançada no mercado brasileiro apenas em 2011, após uma inserção mal sucedida no país em 1997. Além do tempo de participação no Brasil, há alguns aspectos que levam o consumidor a optar por uma das três marcas.
A Stella Artois, desde sempre, coloca-se como uma cerveja extremamente premium, com consumidores especiais e leais. Esse valor simbólico agregado à marca pode ser percebido pelo próprio nome do produto (Stella significa estrela em latim) e seus slogans:”She is a thing of beauty”, “Reassuringly expensive” ou “Perfection has its price”. Há até mesmo um ritual em nove etapas para que a cerveja seja servida de forma adequada.
A Budweiser, por sua vez, prefere uma abordagem mais rústica. De origem americana, é a cerveja preferida dos trabalhadores em geral. É uma marca associada à força e robustez, fatores que se associam ao principal ícone de marketing da marca – os cavalos – e justificam a participação da marca em diversos eventos esportivos americanos, patrocinando a liga de futebol americano, de beisebol, UFC e a Nascar. Os slogans trazem a atmosfera de vigor criada pela marca: “The king of beers”, “Great times are coming”, “Here we go” ou “Bring out your best”.
3.1 Mapa da concorrência
Marca
Principais atributos de