Hegel e a sua filosofia da história: tipos de abordagem da história e do princípio universal da história filosófica
Francisco Clever Nunes dos Santos
Aluno de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Disciplina: História da Filosofia Moderna II
Professor: José Edmar Lima Filho
Resumo: O propósito deste trabalha é mostrar os modos de estudo da história a partir do texto do filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel que nasce, no dia 27 de agosto de 1770, em Berlim, morreu em 14 de novembro de 1831, o texto do Hegel que esta presente no seu livro Filosofia da História, que foi publicado em 1837 posteriormente a sua morte, é intitulado: Tipos de abordagem da história e do princípio universal da história filosófica. Este texto faz parte da sua Filosofia da História, que aborda como tema a filosofia da história universal, portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar as formas de abordagens da história presente no texto em questão, que são: a história original, a história refletida e a história filosófica.
Palavras-chaves:Hegel, história, filosofia,
No inicio do seu texto Hegel, afirma que o seu objeto de estudo e o seu objetivo é a filosofia da história universal, e não extrair da história reflexões gerais, mas apresentar o próprio conteúdo da história universal. Assim, para Hegel o estudo da história só pode se da de três modos distintos: a história original, a história refletida e a história filosófica.
A história original trata-se de uma transferência para o campo da imagem intelectual, que descreve os feitos, os acontecimentos e as situações que diante de si e de cujo espírito fazem parte, ou seja, tratam de fenômenos exteriores que são traduzidos para representações intelectuais interiores. A história original pode ser representada como sendo a forma mais simples de narração de uma história que participa e contempla os fatos de seu tempo, e isso, se dá, pela coleção de relatos dos fatos por varias pessoas, que vivem