Senso comum
ROTEIRO DE AULA Nº 01
1 - A FILOSOFIA 1.1 - Introdução á Filosofia: origem, conceito e objeto de estudo.
Compreendida como uma criação grega, a Filosofia se constitui numa área de conhecimento que busca conhecer a verdade das coisas e do mundo. Derivada das palavras gregas: Philo e Sophia, a Filosofia se apresenta como um desejo de conhecer a verdade. Dada essa compreensão Marilena Chauí na obra Convite á Filosofia diz:
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. (CHAUÍ, 2001, p. 19).
Revelando um estado de espírito, o filósofo é um questionador das opiniões estabelecidas, porque é um apaixonado pela busca da verdade. Nas palavras de Marilena Chauí: “(...) a Filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.” (CHAUÍ, 2001, p. 19). Atribuindo-se a Pitágoras (570 – 497 a.C.) a criação do termo filósofo como um buscador do conhecimento e um apaixonado pela sabedoria, Gilberto Cotrim comenta:
Certa vez, perguntado pelo príncipe Leonte sobre qual era a natureza da sua sabedoria, Pitágoras disse: sou apenas um filósofo. Com essa resposta, desejava esclarecer que não detinha a posse da sabedoria. (COTRIM, 2006, p. 50).
Acreditando que as opiniões do senso comum são precárias, os primeiros filósofos buscavam uma explicação para a existência do mundo e uma justificativa para a ordenação e qual o elemento que teria formado o mundo. Distanciando-se das compreensões produzidas pela mitologia, a Filosofia se apresenta como uma forma de produzir conhecimento a partir de princípios racionais. Com o passar do tempo á palavra a Filosofia passou a ter um significado que ultrapassou a noção de amor ao conhecimento. Desta feita, a Filosofia se desenvolve como sendo um tipo