havaianas
Curso Superior de Tecnologia
Design de Interiores
Anderson Alves – B510DJ-1
Claudio Koxa – B57425-9
Everson Lima – B20741-8
Maria Lucia Mendroni – B5330E5
Renata Cristina Barbosa – B54JFH-0
Suellen Gonçalves – B54AAA-0
COMINUCAÇÃO VISUAL
Havaianas - Oscar Freire
São Paulo, 09 de abril de 2014.
1
Índice:
Introdução
03
A História da Marca
05
Arquitetura
06
Comunicação
07
Conclusão
09
Bibliografia
10
2
INTRODUÇÃO
Inspirada em uma sandália japonesa, a Havaiana hoje é considerada um objeto de desejo acessível a todas as classes sociais.
A Havaianas está presente em mais de oitenta países, com uma grande loja conceito localizada em São Paulo no glamoroso bairro do Jardins na Rua Oscar Freire possui uma fachada com formas retilíneas, cores fortes e vibrante.
O projeto da loja assinado pelo arquiteto Isay Weinfeld mantem a informalidade característica da Havaianas
3
A HISTÓRIA
Em 1962 a empresa Alpargatas São Paulo criou as sandálias Havaianas inspirada na Zori, típica sandália de dedo feita de palha de arroz e usada pelos agricultores japoneses. Por essa razão, o solado das Havaianas possui uma textura que reproduz os grãos de arroz, um dos detalhes que a torna inconfundível.
A versão nacional trazia um grande diferencial: eram feitas de borracha. Um produto natural, totalmente nacional e que, acima de tudo, garantia um calçado durável e confortável. Devido a sua comodidade, durabilidade e ótimo preço, os brasileiros das classes trabalhadoras se apaixonaram pelos primeiros modelos do chinelo ainda com sola bicolor azul e branca combinando com as tiras azuis. Nascia aí o calçado do povo.
Embora o design das sandálias fosse de origem oriental, seu nome foi inspirado no
Havaí, o paraíso do sol e do mar, onde ricos e famosos americanos passavam suas férias. Esse nome era considerado ideal, já que a sandália era adequada para o uso em países de clima