UNIP
Questões
1) Quantas e quais versões aparecem sobre a conduta moral da personagem principal? R- Duas. A primeira versão é de uma pessoa com uma conduta sexual duvidosa, pois em algumas cenas, ainda no tempo da escola, a jovem gazeava aula para namorar e engravidou cedo, sempre negando saber quem era o pai do seu filho. Isso levava a personagem ser insultada pelos outros como vadia e prostituta. No desenrolar do filme outra versão distinta da apresentada acima se faz notar, a imagem de uma mulher que cansada de apanhar do marido se separa e tenta trabalhar para conseguir sustentar seus dois filhos. Mas ao arrumar um emprego em uma mineradora se sente mais uma vez violentada, não com pancadas, porém através de xingamentos e assédio sexual por parte dos homens que compunham o local.
2) Que verdade foi exposta pela mineradora contra o personagem?
R- A mineradora tentou ganhar a questão expondo o que eles chamavam de
“duvidosa vida sexual” da personagem e o fato dela negar saber a paternidade do filho. Para os homens da mineradora ela era uma vadia, eles usaram isso para culpá-la de se insinuar-se para os seus superiores e para os outros operários. 3) Por que a luta individual da personagem principal se transformou numa luta de gênero coletivo?
R- A luta se transformou coletiva, porque as outras mulheres passavam pela mesma situação. No inicio elas hesitaram em processar a mineradora por medo de perderem o emprego, no entanto ao perceberem que sozinha Josey não estava conseguindo e que se a mineradora ganhasse as condições piorariam, elas tomaram coragem e ajudaram a colega a enfrentar a mineradora e lutando assim por melhorias para todas.
4) Qual é a narrativa que se enquadra na história oral, a da personagem ou a da mineradora?
R- As duas se encaixam na história oral se levarmos em conta a ausência de documentos escritos. Porém vimos que pela quantidade de testemunhas para uma mesma versão a mineradora era considerada