Trabalho individual 1º semestre pedagogia
1 DESENVOLVIMENTO 3 REFERÊNCIAS 8
1 DESENVOLVIMENTO
1.1 As memórias de minha infância e das experiências vivenciadas na escola.
Eu no mundo
Nasci em 14 de março de 1984 na cidade de Limoeiro do Norte, estado do Ceará, Brasil. Sou a filha única dos meus pais. Ele sempre trabalhou como pedreiro, ofício que aprendera com meu avô. O gosto pelo violão veio de longas datas e, embora toque pouco, aprecia uma boa música brasileira, principalmente, o chorinho. Muito alegre, embora meio reservado, sempre foi muito querido entre os seus doze irmãos. Minha mãe nasceu e se criou no interior do estado Rio de Janeiro, na cidade de Guapimirim. Meu pai veio para o Rio de Janeiro morar em casa de uma tia com o objetivo de trabalhar na capital. Foi quando conheceu e se apaixonou por minha mãe.
Eu na escola
Com três anos de idade completos entrei na minha primeira Escola (ensino infantil). Daquela primeira Escola, pouca coisa me lembro, a não ser o fardamento cinza em mescla e da ladeira íngreme que subíamos para chegarmos até lá. Estudava no turno vespertino, disso também me recordo por causa do sol que me incomodava ao subir a ladeira.
Aos quatro anos nos mudamos e também mudei de escola. Sem muita definição, recordo-me de uma sala da qual eu fazia parte (na casa de uma amiga da minha mãe era onde ficava a cozinha!) e de uma “bronca da professora” para que eu ficasse quieta e deixasse os colegas fazerem suas tarefas sozinhas. . Eu as fazia por eles para que fôssemos para o parque logo. Brincar era muito bom.
As seis anos de idade eu estava aprendendo a escrever e lembro-me, especialmente, de um feito do qual me orgulho muito: o primeiro “r” minúsculo que consegui escrever parecido com as letras cursivas dos livros de caligrafia que tanto eu fazia!
A rotina e a frequência ao ambiente escolar me arraigaram algumas