Hanna
Nesta sequência, o estudo da produção açucareira no Brasil visto por meio da análise de objetos e das entrevistas com moradores da região.
Objetivos
- Conhecer a produção açucareira no Nordeste brasileiro no período colonial
- Propor aos alunos relacionar esse conteúdo à sua vida cotidiana a partir do contato com memórias e depoimentos orais, levando-os a reconhecer-se enquanto sujeitos históricos.
Conteúdos
- Brasil colonial.
- Produção açucareira.
Anos
3º e 4º
Material necessário DVD do filme "Abril Despedaçado" (Walter Salles, 2001); imagens sobre a produção açucareira; objetos levados para sala de aula pelos alunos; notícia sobre o trabalho nos canaviais atualmente (exemplos 1 e 2). Flexibilização
Para alunos com deficiência física (cadeirante com dificuldade na linguagem e pouca mobilidade de membros superiores).
O tema pode ser antecipado em uma lição de casa, com o pedido de uma pesquisa a respeito da produção de açúcar no Brasil. A pesquisa pode conter três questões norteadoras sobre o tema e pode ser lida em classe pelo professor durante a primeira discussão coletiva. Esta é uma das possibilidades de o aluno estar inserido numa discussão coletiva, ele ainda não opina, não se expressa com clareza, mas traz contribuições importantes. No momento da construção do questionário, o professor pode ler para o aluno duas ou três perguntas prontas para que ele escolha uma e leve-a para seu grupo de trabalho ou pode ser pedida como lição de casa com orientação à família. A realização do questionário pode ocorrer com o uso de um gravador tanto para que o entrevistado ouça as perguntas gravadas na voz dos colegas como para a gravação das respostas. A avaliação pode ser feita através de imagens, o professor pode oferecer imagens da produção açucareira da época dos engenhos com os escravos e da produção na época atual, e pedir que o aluno as classifique em dois momentos históricos.
Desenvolvimento:
1ª