Hanna arendt
Faculdade de Direito
Hannah Arendt
Filosofia aplicada ao Direito
Cassiana Carvalho
Viviane Casanova
Passo Fundo, Agosto de 2012
Hannah Arendt
Conhecida como a pensadora da liberdade, foi uma Cientista Política alemã de origem judaica, que vivenciou as grandes transformações do poder político do século XX, consagrada como um dos grandes nomes do pensamento político contemporâneo por seus estudos sobre os regimes totalitários (nazismo e comunismo) e sua visão crítica da questão judaica. Hannah Arendt segue sendo, hoje, uma das mais citadas e lidas filósofas e pensadoras da história.
Hannah Arendt, nascida como Johanna Arendt, em Linden-Limmer, hoje bairro de Hanover, na Alemanha, em 14 de outubro de 1906. Era filha do engenheiro Paul Arendt, que sofria de sífilis, e de Frau Martha Cohn, ambos judeus russos de nascimento. Sua infância foi marcada por terror e traumas, aos sete anos, Hannah perdeu seu pai, pouco depois, teve de conviver com conflitos da Primeira Guerra Mundial perto de sua casa. Sua mãe casou-se novamente em 1920, dando a Hannah duas meias-irmãs.
Depois da morte de seu pai, em 1913, foi educada de forma bastante liberal por sua mãe, que tinha tendências social-democratas. Nos círculos intelectuais de Königsberg nos quais se criou, a educação das meninas era algo que certamente ocorria. Através de seus avós, conheceu o judaísmo reformado. Não pertencia a nenhuma comunidade religiosa tradicional judia, tanto que, professou sua fé em Deus de forma livre e não concencional, mas sempre se considerou judia, inclusive participando do movimento sionista.
Em 1924, Hannah foi para a Universidade de Marburg, onde teve aulas de filosofia com Martin Heidegger e Nicolai Hartmann e de teologia protestante com Rudolf Bultmann. Manteve um relacionamento amoroso com o filósofo Heidegger, que viria a se tornar extremamente famoso e importante no campo da filosofia. Hannah passou a se interessar, dentro da faculdade, por