trabalho de quimica
Alunas: Lara Ribeiro , Beatriz Cardoso e Dinara de Paula
Turma:10ano -1002
Prof: Rodrigo-Química
Elemento escolhido : Urânio História do Urânio
Em 1789, Klaphroth comprovou a existência de uma substância semi-metálica a qual chamou de urânio, em homenagem à descoberta feita por Herschel em 1781 do planeta Urano. Mas, foi só em 1842 que Peligot conseguiu isolar o urânio metálico, que se consolidou como o primeiro elemento descoberto com propriedade radioativa.
Em 1938, Otto Hahn e Fritz Strassmann concluiram que o urânio, quando bombardeado com neutrões, dava origem a isótopos de elementos mais leves, liberando grande quantidade de energia.
A primeira reação nuclear de fissão do elemento foi realizada por Fermi, na Universidade de Chicago, em Dezembro de 1942.
Já o primeiro teste de uma arma nuclear baseada na fissão do urânio foi realizado em Alamogordo, Novo México, em Julho de 1945.
O urânio (U)é um elemento químico metálico , tri,tetra e hexavalent e , de brilho prateado, pesado ,maleável,dúctil,perde o brilho ao ar , pertence ao grupo dos actínideos e localiza se no grupo 3 e período 7 da Tabela Periódica . cujos átomos contém 92 prótons, 92 elétrons e entre 135 e 148 nêutrons.
Os ions uranila(), dissolvem muito bem em ácidos, como por exemplo ácido nítrico e acido fluoridríco, sais de uranila quando em nitrato de uranila dissolvem. A equação para a dissolução do íon uranilo em sal de uranila em ácido nítrico é:
O urânio consegue comportar ate ligações tetravalentes, ele geralmente consegue arrancar átomos de hidrogênio de sais, soluções e minerais de metais como: mercúrio , prata , cobre , estanho , platina e ouro. O urânio é encontrado na crosta terrestre em forma de minerais, os principais tipos de minerais de urânio são pechblenda, auraninita, a carnotita, a autunita e a torbenita. Na mineração, esses minérios são tratados para obtenção do Yellow Cake, uma mistura de óxidos