haha
Reflexão acerca dos temas:
Importância da língua portuguesa na criação de laços humanos e culturais e na sensibilização para atitudes comunitárias.
- Registo autobiográfico de trajetos de vida individuais e coletivos: memórias, diários, cartas, relatos entre outros.
- Memória coletiva e imaginário, traçados pelo recurso consciente e estruturado a crónicas, entrevistas, descrições e relatos.
- Percursos individuais e coletivos no texto literário: realidade e ficção.
- Domínio de mecanismos linguísticos que viabilizem metodologias de diagnose e prospecção: inquéritos, entrevistas, formulários entre outros.
- Tomada de notas, resumo e síntese de textos informativos como preparação da produção de textos reflexivos em contexto profissional.
- Os textos de apreciação crítica e as dinâmicas de intervenção na vida social, económica, política e cultural.
- O texto argumentativo e expositivo-argumentativo como instrumento de formulação e apresentação de opiniões críticas
- Técnicas de estruturação de um guião para debate/participação
- Os fenómenos de variação e mudança na Língua Portuguesa, como causas e consequências da intervenção cívica e social no campo do conhecimento.
- Fontes de informação terminológica e cultural: (exemplos das enciclopédias e dos dicionários).
- O papel da Literatura na formação de opinião para a intervenção social: leitura e interpretação de textos literários de autores portugueses e/ou estrangeiros de mérito reconhecido
- Recursos linguísticos pertinentes para a construção de páginas pessoais na Internet e a participação em fóruns, subscrições, salas de conversação
- Importância da exploração e produção de documentários e artigos de apreciação crítica acerca da identidade global e local.
Problemática da integração e relacionamento com as sociedades em Portugal.
A integração e o relacionamento com outras comunidades é complicada, visto sermos um povo que deixou hábitos e tradições para trás. Não somos