Haha
Objetivo
O objetivo principal desta atividade é visualizar a existência das linhas de campo de um campo elétrico e das superfícies equipotenciais.
Aparato experimental
Para realizar este experimento será utilizado um multímetro, um gerador de van de graaff, uma fonte alimentação variável, um aquário com duas placas de cobre com um papel milimetrado no fundo como mostra a figura abaixo.
Fig. 1
Desenvolvimento Teórico Campo elétrico é um campo vetorial, constituído por uma distribuição de vetores, um para cada ponto de uma região em torno de um objeto eletricamente carregado. Campo elétrico é uma forma de explicar a força eletrostática entre duas cargas é supor que toda carga produz um elétrico no espaço que a cerca. A força eletrostática que age sobre uma das cargas atribuída ao campo elétrico produzido pela outra carga na posição da primeira. O campo elétrico E em qualquer ponto do é definido em termos da força eletrostática F que seria exercida em uma carga de prova positiva q0 colocada nesse ponto.
E=limq0→0Fq0
O rigor matemático da equação acima é falso. Lembrado que no mundo real não existe cargas menores e!
O limite da equação acima fisicamente significa que a carga de prova é suficientemente pequena que não altera o campo elétrico.
As linhas de campo elétrico são usadas para visualizar a orientação e a intensidade dos campos elétricos. O vetor campo elétrico em qualquer ponto do espaço é tangente à linha de campo elétrico que passa por esse ponto. A densidade de linhas de linhas de campo elétrico em uma região do espaço é proporcional ao módulo de campo elétrico nessa região. As linhas de campo elétrico começam em cargas positivas e terminam em cargas negativas.
O módulo do campo elétrico E produzido por uma carga pontual q a uma distância r da carga é dada por:
E=kqr2
A força eletrostática exercida por uma carga