Desafio de aprendizagem de tec de negociação
Este desafio tem a finalidade de registrar a nossa trajetória no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na disciplina Técnicas de negociação em educação a distância, ministrada pela professora interativa: Cristiane Vinholi de Brito e o professor local: Aber Hilton Vizoto Galhardo.
Neste desafio exponho de maneira clara todo o processo de aprendizagem, meus erros, acertos e incertezas, além dos aspectos que considerei relevante, as discussões, questionamento e, sobretudo, momentos riquíssimos de aprendizagem que me permitiu refletir profundamente sobre o ato de negociar, visando obter melhores resultados através de uma relação duradoura, explorada através do conhecimento dos fatores condicionantes da negociação, a ética, os aspectos estruturais de uma abordagem sistêmica, as qualidades e características dos negociadores e como se faz necessário analisar as nossas experiências subjetivas e a do outro negociador.
RESUMO.
Podemos afirmar que a negociação está presente em diversas situações no nosso dia-a-dia. Seja em nossa vida pessoal e profissional. A todo o momento nos deparamos numa situação onde estamos negociando sem ao menos perceber. Seja em uma discussão com um amigo, no trabalho, uma conversa com o parceiro, e outros. Lembrando que a boa comunicação é o fator mais importante de uma negociação. A palavra negociação que significa: a ação de realizar negócios vem do latim: negótio. Negociação é um conceito em continua formação relacionado a satisfação de ambos . Com o tempo o conceito negociação mudou, no passado era focado mais em resultados momentâneos, atualmente está voltado para o relacionamento duradouro e continuo. Existem três fatores diferenciais competitivos do séc XXI a negociação, persuasão e o relacionamento. Podemos definir um processo de negociação como um sistema de transformação, utilizando as ENTRADAS e SAÍDAS.
Entradas e Saídas, podem também serem chamadas de abordagem causal, ou visão sistêmica