Habilidades e negociações
O executivo que se adapta facilmente a mutações ao mercado de trabalho, capaz de vender, comprar, administrar, e ser um ótimo líder.Saber administrar um negócio, tem sido cada vez mais valorizado nas empresas. Mesmo com todas as mudanças da globalização , Mais ainda isso,pode não ser o suficiente. Cada vez mais, nestes tempos de corpo-a-corpo com o mercado, as empresas estão a procura de funcionários cada vez mais capacitados e que tenham outra habilidade, por ex: a de saber negociar bem . Não importa se é com cliente, com fornecedor, com funcionários, com o chefe, ou qualquer outro tipo de ramo empresarial . Ou em operações mais complexas, como as de aquisições, mudanças ou vendas de empresas. Então , o limite entre o sucesso e o fracasso pode ser a diferença entre ganhos e perdas nos faturamentos e finanças das empresas .Cada vez mais as empresas procuram os ‘’grandes negociadores de sucessos tanto quantos os grandes líderes,
Sabe a hora de levantar-se e adiar os trabalhos. Ou de pressionar para obter o sim.
Tem a habilidade para demonstrar que naquele negócio os dois lados ganham. A estratégia é conhecida como "win-win", pelos negociadores americanos.
Nunca é previsível. O bom negociador varia o estilo, a abordagem e a velocidade da negociação.
Sabe manter sigilo. Sempre mantém uma porta de saída honrosa, para não sufocar o outro lado.
Inicia a negociação com alternativas. Caso não dê certo a primeira, oferece uma segunda ou terceira opção.
Nessa receita, o talento e o charme também contam pontos. O talento é necessário para saber a hora certa de agir. O charme mantém o indispensável clima de cortesia, respeito e bom humor. Só que sem trabalho, muito trabalho, não há sucesso numa negociação. Antes de qualquer rodada de reuniões, é preciso fazer a lição de casa, estudar os fatos, os dados e números. Não se detenha apenas no foco da negociação.
Uma boa negociação envolve também uma boa dose de ética .Jamais minta para o