Habilidades de um Negociador
Em uma negociação é importante que se apresente certas habilidades por parte do negociador. Veja algumas delas:
Concentração nas idéias: Em uma negociação não se pode deixar levar para os aspectos pessoais. Colocar e enxergar o ponto de vista de cada para levar a uma reflexão, não para julgar oposição como erros.
Criar alternativas: Buscar alternativas para ambas as partes envolvidas no processo.
Ser objetivo no equacionamento dos problemas: Equacionar os problemas da melhor maneira possível e buscar a solução adequada para ambos.
Argumentar as proposições: Procurar centrar a conversa apenas nas relações que são importantes e relevantes no momento, não se apegar a casos e situações que já aconteceram.
Saber ouvir e argumentar: Ouvir a outra parte e saber argumentar e defender seu ponto de vista.
Apresentar propostas: Devem-se apresentar idéias e propostas para que cheguem a uma conclusão.
Interpretar os comportamentos e reações: Procurar entender como cada pessoa se comporta e reage diante as situações.
Se colocar no lugar da oposição: O negociador deve compreender da melhor maneira possível a outra parte discutida.
Visionar que a negociação ocorre o tempo todo: A negociação é resultado e investimentos e acordo entre ambos, por isso, deve-se ter em mente o fator de estar ciente que o ato de negociar estará presente em todo o decorrer do processo.
Saber separar relacionamentos dos interesses: Deve-se exigir que os interesses da organização seja acima dos relacionamentos pessoais tendo a postura ética perante a empresa.
Manter o relacionamento a longo prazo: Para que outras negociações futuras ocorram, procurar estruturar uma parceria que possa de prolongar em outras situações. Metodologia de Negociação
Para sermos eficientes como indivíduos dentro das organizações, devemos pensar globalmente. E, o que é mais importante ainda, devemos ser eficientes globalmente. O processo de