Gênero lírico
A principal característica do gênero lírico é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.
Cultuado desde os tempos da Antiguidade, era representado pelo canto, forma pela qual as composições poéticas eram apresentadas, acompanhadas do som de uma lira – um instrumento musical de cordas mais popular daquela época. A musicalidade era concebida como fonte inspiradora e criativa de todo o sentimentalismo em ascendência.
Tais formas poéticas, umas muito antigas, outras mais modernas, caracterizavam-se por apresentar um determinado número de versos, representadas por uma forma e ritmo específicos, geralmente fixos.
Partes de um poema
Metrificação e escansão
Metro é a medida do verso. O estudo do metro chama-se metrificação e escansão é a contagem dos sons dos versos. As sílabas métricas, ou poéticas, diferem das sílabas gramaticais em alguns aspectos. A contagem das sílabas métricas vai apenas até a última sílaba tônica do verso:
Se/
tu/ me/ a/ mas,/ a/ ma/ -me/ bai/ xi/ nho 1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Não/ o/ gri/ tes/ de/ ci/ ma/ dos/ te/ lha/ dos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10 Fazer a contagem das Sílabas métricas dos versos é fazer a sua escansão.
Verso
Verso é cada uma das linhas que constituem uma estrofe num poema. Todos os versos têm nomes diferentes, de acordo com o seu número de sílabas, sendo que os mais frequentes são os versos que tem quatro e doze sílabas.
A lista geral de designações é a seguinte:
1. Monossílabo: uma sílaba
2. Dissílabo: duas sílabas
3. Trissílabo: três sílabas
4. Tetrassílabo: quatro sílabas
5. Pentassílabo ou Redondilha Menor: cinco sílabas
6. Hexassílabo ou Heroico Quebrado: seis sílabas
7. Heptassílabo ou Redondilha Maior: sete sílabas
8. Octossílabo: oito sílabas
9. Eneassílabo: nove sílabas
10. Decassílabo: dez sílabas
11.