Gênero Lirico
Gênero lírico = uma voz particular – eu lírico (ou eu poemático) – manifesta a expressão do mundo interior, ou seja, fala de sentimentos, emoções e estados de espirito.
- Poemas líricos eram cantados até que, quando a cultura escrita passou a prevalecer sobre a oral, a poesia e a música se separaram.
Soneto: a mais conhecida das formas líricas. Poemas de 14 versos, organizados em duas estrofes de 4 versos (quartetos) e duas estrofes de três versos (tercetos).
Estrutura do soneto:
Duas primeiras estrofes = desenvolvimento
Duas últimas estrofes = conclusão
Soneto = tenta conciliar a razão e a emoção, submetendo os sentimentos e emoções humanas a uma exposição mais lógica ou racional.
Recursos poéticos (ritmo, metro e rima)
Ritmo: movimento regular, repetitivo. Marcado pela alternância entre acentos (sílabas átonas = não recebem acento tônico/tônicas {sílaba de maior intensidade na palavra} = tem acento tônico que recai mais frequentemente na penúltima sílaba, mas pode cair na última ou antepenúltima) e pausas.
Metro: número de sílabas métricas de um verso. Metrificação = contagem dessas sílabas. Quando contamos as sílabas em um verso, não devemos considerar as que ocorrem após a última sílaba tônica do verso.
Pode haver a junção de vogais finais e iniciais de palavras para formar uma única sílaba métrica
Separação de ditongos (quando juntamos duas ou mais vogais em uma palavra e estas se encontram na mesma sílaba) para formar duas sílabas métricas
Rima: coincidência ou semelhança de sons a partir da última vogal tônica no fim dos versos.
Tipos de Estrofe
Estrofe
Número de versos
Dístico
2
Terceto
3
Quarteto (ou quadra)
4
Quinteto (ou quintilha)
5
Sexteto (ou sextilha)
6
Sétima (ou septilha)
7
Oitava
8
Metrificação
Denominação do Metro
Número de sílabas métricas
Redondilha Menor
5
Redondilha Maior
7
Decassílabo
10
Alexandrino (ou dodecassílabo)
12
Os demais metros recebem o nome referente ao no de