Gênero conto
No gênero conto, o enredo se organiza em torno de um único conflito, ou seja, de uma única oposição entre forças. Esse conflito pode se dar, por exemplo, entre duas ou mais personagens, entre protagonista e antagonista, entre o protagonistas e forças externas, etc.
As causas do conflito podem ser uma diferença de opiniões entre a decisão de cumprir ou não uma regra, um desejo e os obstáculos para realizá-lo.
O conflito cria uma situação de tensão que domina toda a narrativa e prende a atenção do leitor até o desfecho.
No conto, o conflito torna-se cada vez mais tenso, até atingir seu auge. É o que chamamos de clímax, ou seja, o momento que eleva ao máximo ao interesse e a expectativa do leitor pelo que acontecerá a seguir, anunciando o desfecho do conflito.
A etapa final do enredo é o desfecho que deve causar impacto e ou surpresa no leitor. Por isso, em muitas histórias, o final costuma ser impressionante e súbito, o desfecho ocorre imediatamente após o clímax.
O enredo baseia-se, portanto, em torno de uma única situação de tensão, desenvolvida rapidamente, de modo a manter a atenção do leitor por toda a narrativa.
Autor é quem cria e escreve as narrativas.
Narrador é a voz adotada pelo autor para contar os acontecimentos na ficção.
Ao escrever o conto, o autor narra os acontecimentos a partir de uma determinada perspectiva, de um ponto de vista. Esse ponto de vista é chamado foco narrativo.
A escolha do foco narrativo determina o tipo de narrador que teremos na história.
Existem três tipos de foco narrativo:
- narrador-personagem;
- narrador-observador;
- narrador-onisciente.
O NARRADOR - PERSONAGEM ( foco narrativo em primeira pessoa) conta a história, da qual participa também como personagem, de um ponto de vista único: o seu. Nesse caso o narrador limita-se a contar apenas o que viveu, viu sentiu e pensou.
Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Sua maneira de contar é fortemente marcada