Gestão de vendas
As raízes da Nokia são de 1865, com o estabelecimento de uma empresa do setor madeireiro no sudoeste da Finlândia pelo engenheiro Fredrik Idestam. Em outros lugares, o ano de 1898 testemunhou a fundação da Finnish Rubber Works Ltd. e, em 1912, a Finnish Cable Works iniciou suas operações. Pouco a pouco a propriedade dessas duas empresas e da Nokia começou a transferir-se para as mãos de alguns poucos proprietários. Por fim, em 1967, as três empresas fundiram-se, formando a Nokia Corporation.
No início da década de 1980, a Nokia fortaleceu sua posição nos mercados de telecomunicações e de equipamentos eletrônicos por meio das aquisições da Mobira, Salora, Televa e Luxor da Suécia. Em 1987, a Nokia adquiriu as operações de equipamentos eletrônicos para consumidores e parte do negócio de componentes da German Standard Elektrik Lorenz, bem como a Oceanic, empresa francesa de equipamentos eletrônicos. Em 1987, a Nokia também adquiriu a Maillefer, empresa suíça de maquinário para cabos.
No fim da década de 1980, a Nokia tornou-se a maior empresa escandinava de tecnologia da informação, por meio da aquisição da divisão de sistemas de dados da Ericsson. Em 1989, a Nokia promoveu significativa expansão de seu setor de cabos, estendendo-se à Europa Continental, pela aquisição da NKF, fábrica de cabos holandesa.
Desde o início da década de 1990, a Nokia concentrou seus esforços em um negócio principal — as telecomunicações —, pela diversificação de suas operações de tecnologia da informação e de setores básicos.
Cronologia
1865 – 1960
Desde seu surgimento, a Nokia vem atuando no negócio de comunicações como fabricante de papel — o primeiro meio de comunicação. Depois chegou à tecnologia, com a fundação da Finnish Rubber Works na virada do século 20.
A borracha e seus produtos químicos associados constituíam tecnologias de ponta naquela época. Outra mudança tecnológica de grande importância foi a expansão da eletricidade com sua chegada às