Astecas
A economia antes das cruzadas -> Os camponeses aprimoraram suas técnicas e aperfeiçoaram a agricultura, produziram mais alimentos / Os senhores feudais estimularam seus servos e vassalos a cultivar novas terras.
Cruzadas -> Nobres e servos participaram da conquista de terras, que eram chamados cruzados, sob domínio dos muçulmanos (cruzadas), o objetivo disso era combater os infiéis e convertê-los ao cristianismo, nessa época em que a religião era tão forte, rapidamente agrupou vários cristão para o combate ao não-cristianismo, entre essas cruzadas, duas se destacaram a Quarta e a Terceira.
Concílio de Clermont ->Era uma medida divulgada pelo papa, que dizia que todos que morriam no campo de batalha contra os pagãos iriam receber salvação.
Terceira Cruzada -> Recebeu destaque pois tinha a participação de monarcas/reis poderosos, entre eles: Ricardo Coração de Leão, Filipe Augusto e Frederico Barba Ruiva, todos buscavam riquezas para objetivo principal.
Quarta Cruzadas -> Ficou conhecida por dominar a Constantinopla e desviar os seus planos originais: Em vez de dirigir-se a Palestina, rumou para a própria Constantinopla.
Especiarias -> A intensificação do comércio despertou o gosto pelas especiarias, produtos usados para condimentar e conservar os alimentos. Passaram a consumir cada vez mais pimenta, cravo, açúcar, arroz, canela, marfim, perfumes, tecidos, tapeçarias etc...
Burgos -> Núcleos urbanos utilizados para desenvolver artesanato e o comércio, após isso surgiram as rotas comerciais, no cruzamento dessas rotas surgiram as feiras, mercados de distribuição de produtos, destacam-se o Champagne e o Flandres.
Liga de Hanseática-> O crescimento das transação comerciais e a intensificação da mesma, fizeram as cidades envolvida organizar uma entidade para garantir vantagens sobre.
Corporações de Ofício -> Era uma rígida hierarquia: no topo, possuía os mestres, abaixo, ficavam os oficiais,