Astecas
- Introdução
- Arte dos Astecas
- Conclusão
- Bibliografia
INTRODUÇÃO
O povo Asteca, que habitava a cidade Tenochtitlán (atual Cidade do México), que com o tempo teve um grande desenvolvimento artístico e arquitetônico nessa região, fazendo com que eles tivessem um grande destaque.
ARTE DOS ASTECAS Arquitetura
A arte deles se destacou bastante pelas suas arquiteturas, que é bem semelhante ao do povo Maia, porém mais refinadas.
Em sua arquitetura tinham milhares de artesões trabalhando continuamente para construir as pirâmides, os templos e os palácios. Os templos eram religiosos e se elevavam no topo das pirâmides de terra e pedra, com uma escadaria levando aos seus portais.
Escultura
Nas esculturas astecas tinham uma grande expressividade e eram bem acabadas. Utilizavam vários tamanhos de pedras e rochas e uma enorme riqueza de detalhes. Nas grandes esculturas normalmente eram representadas por deuses e imperadores, enquanto as menores representavam os animais e os temas cotidianos deles.
Suas esculturas também eram relacionadas às guerras e por isso encontravam máscaras de crânios humanos que eram decorados com barro ou crânios e cabeças de pedra com órbitas vazias.
Pinturas
As pinturas astecas destacam-se por serem figurativas ou abstratas e serviam para enfeitar as esculturas, paredes dos templos, tecidos, cerâmicas e entre outras coisas.
Usam cores fortes, e os artistas representavam cenas do cotidiano, batalha, rituais e imagens de personagens importantes do império.
As pinturas eram chapadas, sem profundidade e normalmente não tinham uma proporção certa.
Elas são ricas fontes de informações sobre a história desta civilização.
Danças e músicas
A dança, música e canto estavam presentes na vida dos astecas, acompanhando os matrimônios, funerais, eventos políticos, sacrifícios