ULALAPI

859 palavras 4 páginas
RESUMO DE UALALAPI (de Ungulani Ba Ka Khosa)

UALALAPI

Ualalapi chega a uma das colinas mais próxima da sua aldeia acompanhado por guerreiros carregados de um animal caçado no interior das terras dos mundaus e, iniciou uma descida por um caminho estreito tortuoso pensando no seu filho e sua mulher, o mesmo que faziam outros guerreiros e, aproximando-se a uma aldeia vizinha, foi ter com uma mulher jovem que amamentava uma criança em frente da sua casa e, teve uma conversa com ela e a mulher contou-lhe o que aconteceu que deu morte de alguns guerreiros incluindo o marido da moça enquanto isso, os chefes da categoria de Ualalapi esperavam Mudungazi na praça. Quanto Ualalapi ia a praça, encontrou Mputa e, Mputa contou-lhe que morreu Muzila, pai de Mudungazi, vítima de uma doença.

Mudungazi fora esperado durante muito tempo mas acabou chegando e contou aos chefes presentes na praça a forma como Mawewe seu tio tomou poder de Muzila e, pretende vingar-se dele para conseguir tomar para ele o poder. Diz aos chefes que devem passar a chamar-lhe Ngungunhane para sempre, não Mudungazi e que será temido por todos.

Ao terminar o contacto com os chefes, Mudungazi, dirigiu-se a palhota seguido pela sua tia de nome Damboia e planeam matar o Mafemane, o primeiro filho da inkonsikazede Muzila e, é eleito Manhune para o executar. Por sua vez, Manhune escolhe dois guerreiros para o acompanhar à casa de Mafemene e, chegando, Mafemane assustou-lhes e pediu a Manhune que lhe deixassem despedir-se primeiro da família para depois morrer. Manhune aceitou e, por susto saiu da casa do Mafemane a correr e voltou à aldeia tentar explicar a Mudungazi o que viram e ouviram mas, Damboia, a mulher mas importante da corte, insultou-lhes por não ter gostado da notícia e ordenou que Maguiguana, Mputa e Ualalapi fossem a casa de Mafemane com missão de levar de volta seu corpo sem vida.

Ao chegar a casa do Mafemane, Maguiguana não conseguiu levantar a lança para executá-lo, Mputa

Relacionados

  • Paulina Chiziane
    1320 palavras | 6 páginas