ASTECAS
*
Ana Paula Machado
Elenara Litz
**
Maria Alice Braga
*
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo destacar a grande importância dos Astecas, descrevendo suas características no âmbito social, econômico e cultural. O povo
Asteca foi um dos mais importantes da América, no ano de 1519 d.C., com aproximadamente um milhão de habitantes, maior do que qualquer cidade espanhola do século XVI. Guerreiros e habilidosos tornaram-se ricos e poderosos, com a expansão de seus domínios pelo Vale do México. Com uma sociedade organizada, destacaram-se no comércio, na agricultura, nas artes, na ciência, nas letras (escritas) e religião.
Palavras-Chave: Astecas; México; Sociedade; Economia; Cultura.
INTRODUÇÃO
O presente estudo focaliza a civilização Asteca, tendo por objetivo descrever as características sociais, econômicas e culturais desse povo guerreiro e habilidoso, que se tornou rico e poderoso em pouco tempo com a expansão de seus domínios. Os Astecas tinham uma sociedade muito organizada, com o poder de um rei soberano e absoluto, auxiliado pelo conselho, sacerdotes e guerreiros, com leis severas que permitiam a expansão e a administração do império.
*
Acadêmicas do Curso de Letras Português e Literaturas da Universidade Luterana do Brasil – Campus Guaíba.
Acadêmicas do Curso de Letras Português e Literaturas da Universidade Luterana do Brasil – Campus Guaíba.
**
Professora Disc. Cultura Brasileira Latino-Americana e orientadora deste trabalho – ULBRA /Guaíba.
*
2
A Capital Tenochtitlán localizava-se no lago Texcoco no Vale do
México, atualmente a cidade do México. Destacaram-se nas artes, na produção de obras belíssimas, na escultura, na arte plumária e na feitura de objetos em ouro, bem como na arquitetura.
A religião era o fundamento básico dessa civilização,
exercendo
grande influência nas decisões, pois as pessoas deviam obediência aos deuses e praticavam rituais de sacrifícios humanos para o deus