Astecas
A economia dos astecas tinha como principal atividade a agricultura. Cultivavam, principalmente, milho, cacau, pimenta, tomate, abóbora, mandioca, feijão e batata. Também cultivavam frutas como, por exemplo, abacaxi, maracujá e banana.
Os astecas usavam técnicas agrícolas avançadas para a época. Construíram complexos sistemas de irrigação do solo e obras de drenagem.
Além da agricultura, os astecas viviam da pesca, caça e confecção de objetos artesanais (potes, cestos, joias, etc.). chinampas :canteiros flutuantes
Comércio
O comércio interno era intenso no Império Asteca. Havia comerciantes especializados em vários tipos de produtos. A economia funcionava na base da troca de produtos, porém as sementes de cacau eram usadas como uma espécie de moeda. O comércio permitia que a cidade fosse bem abastecida através de uma economia de trocas. O controle dos alimentos era feito por fiscais que impediam a venda de produtos estragados. O grande mercado era em Tlateloco, uma imensa praça que deveria reunir por volta de 25 mil pessoas interessadas em comercializar seus produtos. Tecidos coloridos, roupas e utensílios de madeira, cobre, peles, plumas e alimentos como frutas, legumes, caças e mesmo bolos, já preparados, podiam ser encontrados e comercializados no grande mercado. Para facilitar os negócios, era comum o uso de grãos de cacau como moeda. Grande parte das comunicações na cidade era feita através de canoas. Os impostos eram pagos em mercadorias. Os alimentos armazenados eram distribuídos para a população em épocas de fome.
Trabalho
O trabalho no Império Asteca era diversificado. Existiam os trabalhadores livres (comerciantes, artesãos, etc.) e os que trabalhavam em regime de servidão. Estes últimos atuavam na construção de obras públicas e eram controlados, na base da violência, pelas autoridades militares, religiosas e governamentais.
Tributos
Os astecas pagavam muitos tributos ao estado. Estes tributos eram pagos com