Gurus da qualidade
Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA
Administração de Empresas
Qualidade e Produtividade
Prof.: Nóbrega
Resumo:
- Gurus da Qualidade
Heric Pinheiro Pará
Matricula: 1036743
Turma: 6ABCD
Fortaleza, 2012
Após o debate a respeito das teorias da Complexidade e do Caos, daremos continuidade ao nosso estudo, fazendo uma apreciação a respeito dos grandes mestres da qualidade e seus métodos.
Aqui falaremos sobre: Deming, Juran e Ishikawa, que estão entre os principais pensadores da Qualidade.
- Deming
William Edwards Deming nasceu em Sioux City, estado de Iowa, em 14 de outubro de 1900. Embora tenha sido reconhecido através do mundo como um "guru do gerenciamento da qualidade" ele insistia em ser reconhecido como "consultor em estudos estatísticos". Seu caminho para a fama obtida como estatístico foi transversal e cheio de eventos circunstanciais.
Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo, porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses.
Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.
Ele define 14 pontos para a gestão, estes são:
1. Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e