Cmsv
1. O Desenvolvimento Sustentável (satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades) tornou-se num desafio a nível global baseando-se em três capítulos fundamentais: a evolução sócio cultural das sociedades, a performance ambiental e o sucesso económico.
As preocupações que estes temas acarretam num mundo globalizado levaram à criação da Agenda 21 um dos principais resultados da conferência Eco-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Este documento tenta comprometer cada país a refletir, global e localmente, responsabilizando a participação de todos, no estudo e na implementação de medidas que conduzam a soluções para os problemas sócio-ambientais.
Portugal tem definida uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável assente em seis objetivos prioritários.
A- Qualificação dos Portugueses em Direção à Sociedade do Conhecimento:
Aposta na formação ao longo da vida, disponibilização de competências para uma maior inovação das empresas, não esquecendo o desempenho das tarefas de cidadania e a defesa do Ambiente.
B- Economia Sustentável, Competitiva e Orientada para Atividades do Futuro:
Assegurando um crescimento mais rápido da economia portuguesa, baseado num crescimento da produtividade, aliado a um forte investimento nos setores transacionáveis, abrindo caminho à criação de emprego. Este crescimento deverá ter em conta a diminuição dos consumos energéticos e recursos naturais.
C- Gestão Eficiente e Preventiva do Ambiente e do Património Natural:
A proteção do ambiente deverá basear-se na prevenção e valorização, o património natural deverá ser assumido como valor a evidenciar e fator de diferenciação positivo.
D- Organização Equilibrada do Território que Valorize Portugal no Espaço Europeu e que Proporcione Qualidade de Vida:
Este objetivo consiste na redução do impacto negativo da