Resumo livro capitães da areia
O livro começa com uma série de cartas escritas à redação do Jornal da Tarde, onde há várias histórias sobre os capitães da areia e do reformatório da cidade.
* O Trapiche
Este capítulo conta como Pedro Bala se tornou o chefe dos capitães da areia, descrevendo o lugar onde o grupo se esconde da polícia e das pessoas que tentam levá-los à polícia.
Descreve também um pouco das condições de vida dos garotos, que por sinal é muito ruim, uma vez que passam fome e não tem roupas, apenas farrapos, sujos e rasgados.
* Noite dos capitães da areia
Neste capítulo ocorre a descrição de alguns personagens, e também é descrita uma espécie de plano do grupo para um novo roubo.
* Ponto das Pitangueiras
Alguns integrantes do grupo se encontram com um homem que lhes solicita um trabalho, onde os garotos devem entrar numa casa e trocar um embrulho que já está na casa com o que esse homem entrega aos meninos.
No final o objetivo dos meninos é alcançado, eles conseguem trocar os embrulhos e recebem pelo serviço.
* As luzes do carrossel
Um homem chega a cidade com um velho carrossel, já desbotado pelo tempo, mais que chama muita atenção das crianças e de todos que passam por ele.
Volta-seca e sem-pernas são convidados pelo homem para trabalhar com ele, colocando o carrossel para funcionar, enquanto um colocava a música o outro ligava o motor, e quando quisessem podiam trocar de lugar.
Os dois garotos conseguem com que todo o bando vá andar um pouco no carrossel, sem precisar pagar nada, apenas a gasolina do motor.
* Docas
Boa-vida e Pedro Bala vão até as docas, onde tem seu amigo João de Adão, ficam conversando, e João de Adão começa a falar do pai de Pedro Bala, que ele nem chegou a conhecer, nem se lembrava há quanto tempo estava no grupo dos capitães da areia.
Pedro Bala acaba descobrindo que seu pai trabalhou nas docas, foi um homem respeitado e que lutava pelos direitos de todos que ali trabalhavam, organizando