resumo do livro capitaes da areia
A atualidade do tema é notoria, e, nos dias de hoje, a situacao é muito mais dramatica, pois os Capitaes da Areia sao bem menos agressivos, quase idilicos, se comparados com a situacao de violencia contemporanea dos menores usadaos pelo nacotrafico e pelo crime organizado.Outra questao e a ineficacia da fundacao casa e de orfanatos. Fica claro na obra que a sociedade retratada nao tem condicoes nem vontade politica de reintegra-los. Com exececoes de aluns, no caso o padre jose pedro e a mae de santo Don`aninha.
A obra se divide-se nas seguintes partes: 1.Sob a lua num velho trapiche abandonado, 2.A noite da grande paz, da grande paz nos teus olhos e 3.Cancao da Bahia, cancao da liberdade.
3.1-Primeira parte: Sob a lua, num velho trapiche abandonado
Nos 11 capitulos que fromam esta parte, a justaposicao de ambientes e fatos ligados a vida dos Capitaes da Areia. Ele formam um mosaico bem diversificado, que tanto descreve os adolecentes marginalizados como narra suas acoes, mostrando tamem o espaco geografico e social da cidade de Salvador.
O Trapiche
Este capítulo conta como Pedro Bala se tornou o chefe dos capitães da areia, descrevendo o lugar onde o grupo se esconde da polícia e das pessoas que tentam levá-los à polícia.
Descreve também um pouco das condições de vida dos garotos, que por sinal é muito ruim, uma vez que passam fome e não tem