Sistemas de custeio- custos
O presente estudo foi idealizado com o objetivo de apresentar uma síntese dos conceitos dos métodos de custeio existentes, bem como mostrar qual é a importância de cada um deles, pois todos possuem vantagens e desvantagens, cabendo ao contador de custos apenas fazer a análise e apresentar a informação adequada para cada tipo de decisão a ser tomada.
O sistema de contabilidade de custos adotado por uma empresa precisa ser compatível com sua estrutura organizacional, seus procedimentos de manufatura e seus tipos de informações sobre custos. A apropriação dos custos indiretos de fabricação aos diversos produtos se constitui num dos principais aspectos estratégicos para uma organização industrial. Apropriações inadequadas podem prejudicar sensivelmente o comportamento das vendas de seus produtos e até reduzir sua participação relativa dentro do mercado. Explanaremos alguns métodos que são importantes dentro de uma empresa tal como: os custos diretos e indiretos, os sistemas de custeios industriais podemos destacar o Custeio da Produção por ordem ou encomenda e o sistema de custeio da produção por processo contínuo.
.
1. MÉTODO DE CUSTEIO
Segundo Cherman (2002, p. 50), “apropriar custo significa o modo em que os custos serão atribuídos aos produtos”.
Segundo Derbeck e Nagy (2001, p. 13), “a contabilidade de custos fornece os dados detalhados sobre custos que a gestão precisa para controlar as operações atuais e planejar para o futuro”.
2. SIstemas de Custeio Industrial da produção por ordem ou encomenda
O tipo de custeio pode ser determinado por dois tipos de fatores, o primeiro é a forma de a empresa trabalhar e a convivência contábil-administrativa, a forma é responsável pela distinção, sendo que a empresa produz produtos iguais de forma contínua para seu estoque e sua venda, caracterizando sua natureza. Se a empresa