Guia Renda Fixa
ÍNDICE
Introdução
3
LCI e LCA
5
Tesouro Direto
9
CDB
15
LC
19
Debêntures
22
Letras financeiras
25
Poupança
28
Introdução
O que é renda fixa?
Investir em Renda Fixa é o mesmo que emprestar dinheiro para alguém, como banco, empresa ou para o governo, e em contrapartida você
(investidor) recebe uma remuneração.
Para quem emite esse título, é uma forma de captar recursos e financiar seus projetos ou negócios. Na prática, na grande maioria das vezes, aplicações de Renda Fixa atraem pela previsibilidade e representa aquele investimento em que as condições de rentabilidade são determinadas já no momento da aplicação. Em menor parte há aplicações que são pósfixadas, ou seja, dependem do indexador a que estiver atrelada.
Relação risco-retorno
No geral há uma regra clara: quanto maior o risco e o tempo que o dinheiro fica investido, maior é o retorno.
Títulos de Renda Fixa de longo prazo, por exemplo, tendem a pagar uma taxa de juros maior. Investir em Renda Fixa não garante exatamente que você estará livre de oscilações na rentabilidade, pois podem ocorrer, por exemplo, variações das taxas de juros.
Indexador
Vem da palavra “index”, que significa índice. Serve de base para nortear a correção de valores nas aplicações.
O mercado financeiro utiliza uma série de índices para atualizar e projetar o resultado dos investimentos, sendo os mais utilizados DI (taxa de juros interbancária), IPCA (índice de preços) e IGP-M (taxa de inflação) e Selic (taxa básica de juros).
3
Introdução
Fundo Garantidor de Créditos (FGC)
O FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pelo socorro a correntistas, poupadores e investidores em caso de falência da instituição financeira.
É possível recuperar os depósitos ou créditos até o limite de 250 mil reais por CPF/CNPJ e por instituição financeira de um mesmo conglomerado.
Produtos de Renda Fixa como CDB, LCI, LCA e Letras de Câmbio contam com esta proteção do FGC.
4
LCI e LCA
LCI e