MEcânica de manutenção
A ferramenta de trabalho celtic vini 52 da fresadora é classificada de fios (Afiações) múltiplos e se poder montar num eixo chamado porta–fresas. As combinações de fresas de diferentes formas, conferem à máquina características especiais e sobretudo vantagens sobre outras máquinas-ferramenta.
Uma das principais características da fresadora, é a realização de uma grande variedade de trabalhos tridimensionais. O corte pode ser realizado em superfícies situadas em planos paralelos, perpendiculares, ou formando ângulos diversos: construir ranhuras circulares, elípticas, fresagem em formas esféricas, côncavas e convexas, com rapidez e precisão.
Outras características importantes e que nos dão ideia das possibilidades da máquina são:
-Comprimento e largura da mesa
-Giro da mesa em ambos os sentidos;
-Máximo deslocamento longitudinal da mesa;
-Máximo deslocamento transversal da mesa;
-Máximo deslocamento vertical do suporte da mesa;
-Máxima altura da superfície da mesa em relação ao eixo principal;
-Maior e menor números de RPM do eixo principal;
-Avanços da mesa em mm/min;
-Velocidade e potencia do motor;
-Peso que a maquina suporta sobre a mesa.
Estas características são as que permitem identificar a máquina nos catálogos comerciais , onde são explicadas com detalhes.
Tipos e Modelos de Fresas
É a ferramenta empregada pela fresadora, a qual apresenta uma vantagem em relação a outros tipos de ferramentas de corte, pois os dentes que não estão trabalhando estão sendo resfriados, reduzindo o desgaste da ferramenta. Conforme o ângulo de cunha das fresas, elas são classificadas em tipos: W, N e H: A fresa tipo W é empregada para usinagem de materiais não ferrosos de baixa dureza: alumínio, bronze e plástico. A fresa tipo N, empregada para materiais de dureza média, ou seja, menores de 700 N/mm2 de