Manutenção Mecânica
1) Introdução
A ventilação em uma mina subterrânea tem como principal objetivo fornecer um fluxo de ar fresco (puro), natural ou artificial, a todos os locais de trabalho em subsolo, em quantidades suficientes para manter as condições necessárias de higiene e segurança dos trabalhadores. Uma ventilação inadequada torna as condições ambientais da mina precárias para os operários e equipamentos, representando para a empresa uma perda de produtividade. O papel da ventilação resume-se em:
Permitir a manutenção de uma quantidade adequada de oxigênio aos operários;
Suprimir os gases tóxicos oriundos da detonação de explosivo;
Evitar a formação de misturas explosivas gás-ar;
Eliminar concentrações de poeiras em suspensão;
Diluir os gases oriundos da combustão de motores;
Atenuar a temperatura e umidade excessiva.
Na situação em que a ventilação de uma mina subterrânea é feita por um sistema de ventilação artificial, com o uso de ventilador do tipo centrífugo, por exemplo, a manutenção deste equipamento é fundamental para manter seu correto funcionamento e, com isso, garantir as condições necessárias de operação subterrânea descritas anteriormente. Devido aos riscos e custos envolvidos na paralisação desta operação, caso ocorra a falha de um equipamento de ventilação desta magnitude, a aplicação de um método de manutenção preditiva para este tipo de equipamento é perfeitamente justificável. O principal objetivo é maximizar a disponibilidade através do monitoramento contínuo do equipamento em operação.
2) Definição e abordagem do problema
2.1 Definição:
Em uma mina subterrânea de Zinco, situada em Burkina Faso, a ventilação artificial é realizada por quatro ventiladores. A figura 1 mostra o modo de instalação de dois destes ventiladores.
Figura - Projeto do sistema de ventilação de acordo com as dimensões da mina.