Resumo sobre o Filme "Adorável Professor
De Herek Stephen. Retrata os desafios de ensinar em uma escola tradicional, assim como os impactos negativos da escola tradicional para o processo ensino-aprendizagem.
Autor: Raimundo daSilva Santos Júnior (Juruti)
O professor não teve o magistério inicialmente como uma profissão de seu desejo, mas sim como uma formação apenas para compor seu currículo. Ao assumir sua cadeira de professor de música na Escola John F. Kennedy, iniciou suas aulas com uma postura bancária demonstrando que estava ali apenas para passar os conhecimentos da música, o que era comum a realidade da escola, pois, se tratava de uma escola que seguia um modelo tradicional.
No meu ponto de vista, o foco principal do filme é o desafio de ser professor educador, de ser significativo para seus alunos, de transformar a prática pedagógica em uma atitude prazerosa, de fazer educação em situações adversas, combatendo o tradicionalismo que em excesso é nocivo à educação.
No primeiro momento, demonstrou não se importar com o tipo de conhecimento musical já vivenciado por seus alunos. Porém, ao observar que não estava obtendo rendimento satisfatório com a turma, o professor utilizou suas avaliações catastróficas com teor realmente avaliativo, avaliando não só o desempenho dos alunos mais também o seu próprio desempenho.
Graças à avaliação, o professor tomou outra postura, a de perguntar a seus alunos que tipo de música eles mais gostavam, ao que teve como resposta majoritária Rock end Roll.
A partir dessa postura realmente educativa o desempenho de seus alunos melhorou, no entanto por não se tratar de uma escola democrática a preocupação dos dirigentes da instituição foi imediata de questionar o professor sobre a utilização do Rock end Roll, ao que o professor defendeu com muita sabedoria alegando que para se chegar ao objetivo proposto o professor precisa fazer uso de ferramentas negadas pelos conservadores.
O professor demonstrou-se nesse