As confluências no âmbito escolar: a linha tênue entre o pessoal e profissional
A linha tênue entre o pessoal e profissional
RESUMO
O Presente artigo tem por objetivo analisar as confluências existentes na relação professor-aluno bem como investigar as influencias nos âmbitos da vida do docente. A linha tênue entre o pessoal e o profissional, para tanto é utilizado como objeto de estudo o filme Mr. Holland – Adorável Professor.
ABSTRACT
The present article aims to analyze the convergences in existing teacher-student relationship as well as to investigate the influence of life in the areas of teaching. The fine line between personal and professional, for this is used as the object of study is the movie Mr. Holland - Lovely Teacher.
INTRODUÇÃO
“Ele atingiu um sucesso muito maior que fama e fortuna. Olha a sua volta. Não há uma só vida nesta sala que o senhor não tenha tocado. E cada um de nós é uma pessoa melhor graças ao senhor. Nós somos a sua sinfonia, senhor Holland. Nós somos as melodias e as notas do seu opus e nós somos a música de sua vida”. Gertrude Lang (Mr.Holland – Adorável professor)
A obra cinematográfica em sua multiplicidade de temáticas possui considerável relevância, pois nos conduz a risadas, a reflexão, a conhecer outras realidades, ou simplesmente a retratação de estruturas e perfis que condiz ou não com o real. Quando nos referimos a filmes que retratam a educação, e em seu enredo rodeiam em torno das ações dos professores observamos seus anseios, suas dificuldades, frustações, superações, realizações que marcam toda a trajetória dos seus alunos. É neste ensejo que analisaremos as ações refletidas no filme Mr. Holland – Adorável Professor.
Este filme dirigido por Stephen Herek, com Richard Dreyfuss e William H. Macy, lançado em 1995, conta a Historia de Glenn Holland um músico que resolver lecionar devido à crise financeira e para ter mais tempo para compor sua sinfonia. Este filme mostra os trinta anos de sua carreira, seus dilemas pessoais bem como as mudanças